7 de nov. de 2011

CONCEITOS

Escola Estadual Adventor Divino de Almeida.

Campo Grande, 07 de novembro de 2011.

Aluna: Beatriz Ribeiro N° 08

Série: 3° ano A

Professor: Celso Ricardo

Ditadura

É a designação dos regimes não Democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos onde não há participação popular, ou que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na Democracia onde o poder está em várias instâncias, como o Legislativo, o Executivo e o Judiciário

Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial, caso contrário. Diz-se que um governo é Totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida dos governados, e liberal caso contrário. Democráticos

Ocorre, porém, que freqüentemente, regimes totalitários exibem características ditatoriais, e regimes ditatoriais, características totalitárias.

Repressão

É o ato de reprimir, conter, deter, impedir e punir um indivíduo, um objeto, uma Ideia ou um Desejo.

Em Política, a repressão é um tipo de ação pública, geralmente (mas nem sempre) tomada por parte do Estado para conter e calar manifestações de Oposição, Subversão e Dissidência ao regime estabelecido. A repressão política é típica de regimes de força como o Autoritarismo, o Absolutismo, as Ditaduras Militares e o Totalitarismo.

Autoritário

Descreve um governo caracterizado pela ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união. É um sistema político controlado por legisladores não eleitos que usualmente permitem algum grau de liberdade individual. Pode ser definido como um comportamento em que uma instituição ou pessoa se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida.

Golpe

Consiste no derrube ilegal de um governo constitucionalmente legítimo. Os golpes de estado podem ser violentos ou não, e podem corresponder aos interesses da maioria ou de uma minoria, embora este tipo de ações normalmente só triunfe quando tem apoio popular (embora muitos golpes tenham triunfado graças à aquiescência política da maioria da população). O ato do golpe de estado pode consistir simplesmente na aprovação por parte de um órgão de soberania de um diploma que revogue a constituição e que confira todo o podes do estado e uma só pessoa ou organização. É disto exemplo a Lei de Concessão de Plenos Poderes de 1933 que os nazistas usaram para rasgar as barreiras legais existentes e instituir o regime nazista na Alemanha.

Censura

É o uso pelo Estado ou grupo de Poder, no sentido de controlar e impedir a Liberdade de Expressão. A censura criminaliza certas ações de comunicação, ou até a tentativa de exercer essa comunicação. No sentido moderno, a censura consiste em qualquer tentativa de suprimir informação, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário